Ads 468x60px

Grupos de Alimentos

Alimentos construtores



alimentos construtores

Fornecem proteinas ao corpo. São componentes indispensaveis a toda célula viva. Têm função construtora. São substancias que vão formar e amnter os músculos, os ossos, o sangue, os orgãos, a pele e o cérebro, construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistencia do organismo às doenças.

  • Fontes: carne, ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja)

Alimentos energéticos



alimentos energéticos

Fornecem carboidratos e lipidios ao corpo.

Carboidratos: Com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentoscom essa função são assim chamados porque funciona em nosso organismo como verdadeiros combustiveis.
  • Fontes: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raizes, açucares, doces
Lipídeos: Possuem alto valor energético e transportam as vitimas lipossolúveis (A,D,E,K), protegendo os órgãos vitais e o organismo contra a perda excessiva de calor.
  • Fontes: óleos e gorduras

Alimentos reguladores



alimentos reguladores

Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água


Vitaminas: São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos pequenos concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo e sua ausência ou absorção inadequada provoca doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.
  • Fontes: frutas, verduras e legumes
Minerais: São  encontrados no corpo e nos alimentos. São partesintegrantes de hormônio, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes, enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em grandes quantidades diárias. Ferro, flúor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores.
  • Fontes: Frutas, verduras e legumes
Fibras: Constituem o material da parede celular vegetal, com estruturas que dão forma e textura: cascas, peliculas, sementes, etc. Não são digeridas ou absorvidas pelo organismo. Apesar de não possuirem valor nutritivo ou energetico, participam ativamente da mecanica da digestão, tornando-a mais facil e completa. Ajudam o alimento a  se movimentar através do intestino, facilitando, assim, o seu funcionamento. Com poucas fibras,  o intestino trabalha com mais dificuldade. Recomendação de fibras para um adulto: 25 a 30 g/dia.

Água: É o principal componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Junto ao oxigênio, ela é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções construtora e reguladora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...